A cultura da seringueira
A maneira da Consultec Agro
A cultura da seringueira é a principal fonte de borracha natural no mundo. Do seu tronco é extraído o latéx, que se tronsforma na borracha, commodity com grande utilização em diversos setores, principalmente o automobilístico.
A heveicutura vem se mostrado altamente viável em todas as áreas produtora em nosso país. Isso é especialmente verdade no Noroeste Paulista, principal zona produtora do país. Com o demanda do consumo da commodity em alta em todo o planeta, aliadas ao fato de que a cultura da seringueira está entre as mais rentáveis, é natural o aumento do interesse na exploração da seringueira.
O Brasil é extremamente dependente do mercado externo para suprir a demanda. Produzimos apenas 40% do que consumimos. Do maior produtor na década de 50, hoje nosso país representa pouco mais de 1% de toda a borracha produzida no mundo. Esse fato se traduz em apenas um palavra: oportunidade.
Vale notar que o consumo mundial é deficitário, isso quer dizer que a demanda é maior do que a oferta. A produção dem 2022 aumentou mais de 3,5% em comparação com o mesmo período em 2021, alcançando 1.113 quilotons (kt). No mesmo período o consumo aumentou 5,8%, ou seja, estamos em um mercado em franca expansão.
Outro ponto muito relevante é o cenário internacional da borracha natural. O Sudoeste Asiático, maior produtor do planeta, está consumindo grande parte do que produz, o que agrava o problema de suprimento da demanda no Brasil. Outra grande oportunidade.
Oportunidades que não vêm sem desafios. Mesmo com grande demanda interna, o setor nacional, para se tornar competitivo, deve investir forte na produtividade. É exatamente aí que empresas focadas em produtividade e rentabilidade da cultura da seringueira entram em ação.